sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Caixa dissemina responsabilidade socioambiental

Em 2010, foram mais de 417 mil horas em treinamentos relacionados ao tema

A Universidade Caixa (UC), da Caixa Econômica Federal, comemora os resultados do ano passado. Considerada uma ferramenta estratégica do banco para a educação corporativa, a UC contabilizou, só em cursos vinculados à escola de responsabilidade social empresarial (RSE), um total de 417.153 horas de treinamento.

As ações educacionais da escola de RSE e Cidadania se propõem a conscientizar e mobilizar os empregados para o desenvolvimento e a manutenção de práticas éticas, transparentes e responsáveis – social e ambientalmente. Entre os cursos oferecidos, estão: Atendimento e Cidadania; Coleta Seletiva Solidária Caixa; Conhecendo a RSE; Construindo Ação Voluntária; Diversidade; Indicadores de RSE; Jovem Aprendiz; Libras (Presencial e Virtual); Pessoas com Deficiência; Responsabilidade Ambiental nos Negócios e Seminário de Integração.

O modelo pedagógico adotado pela UC possui foco no aprendiz, possibilita diferentes níveis de interação e favorece a construção coletiva do conhecimento. Fundamenta-se em soluções educacionais orientadas por premissas que incentivam o respeito pela diversidade social, cultura e história dos participantes.

Ética

Conteúdos relacionados à construção de um ambiente marcado pela ética são prioridade das ações de educação corporativa da Caixa. O constante combate à corrupção é a tônica dos cursos: Apuração de Responsabilidade; Código de Ética; Controles Internos; Jogo Interativo; Prevenção à Lavagem de Dinheiro; Risco Operacional; Segurança Caixa Básico; Segurança Caixa Avançado.

No período de outubro de 2001 a dezembro de 2009, a UC registrou a conclusão de 369.312 cursos ligados a procedimentos anticorrupção, incluindo as ações educacionais Gestão de Bens e Serviços e Segurança da Informação. Ao final do período, 40,35% dos empregados da empresa foram capacitados