quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ECONOMIA VERDE

Desenvolvimento, Meio Ambiente e Qualidade de Vida no Estado de São Paulo


A 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde aconteceu em São Paulo dos dias 30 de novembro a 03 de dezembro de 2010 reunindo mais de 1.300 participantes, em sua maioria, gestores de entidades públicas e privadas.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo idealizou a Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde – BINEV com o objetivo de apresentar uma proposta de desenvolvimento que busca instituir novos vetores de crescimento econômico, novas fontes de empregabilidade e soluções consistentes para a melhoria da qualidade ambiental.

Durante quatro dias, foram reunidos representantes do Governo do Estado de São Paulo, investidores, empresários, empreendedores, instituições representativas, organizações não governamentais, universidades e representantes da sociedade civil do Brasil e do mundo para apresentar iniciativas nacionais e internacionais ligadas à Economia Verde.

O Estado de São Paulo tem como meta reduzir em 20% suas emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2020, o que está estabelecido na Política Estadual de Mudanças Climáticas. Nesse novo cenário a migração para uma economia de baixo carbono se tornou fundamental como estratégia para o futuro.

A partir dos elementos que foram tratados no evento 1ª BINEV e nos dados até então conhecidos a respeito das mudanças e possibilidades para a migração para uma Economia Verde, foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo uma publicação intitulada Economia Verde: desenvolvimento, meio ambiente e qualidade de vida no Estado de São Paulo. O livro trata dos elementos essenciais para essa nova forma de pensar a economia. Os capítulos tratam das Energias renováveis, seus mercados e o panorama para o Estado de São Paulo, as novas tecnologias verdes, o transporte sustentável, a construção civil sustentável com seus panoramas, a questão da eficiência energética e geração de emprego e renda, a reciclagem dos materiais da construção civil, o saneamento básico, o uso racional de água, a agricultura, o turismo e seu desenvolvimento de forma sustentável, os serviços ambientais e demais instrumentos econômicos, os indicadores e por fim a construção de uma agenda que possa estabelecer metas para o Estado.

Quem quiser ler o conteúdo deste material na integra pode fazer o download através do site da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo no item economia verde ou click aqui para ser direcionado ao site.